Um bom 2009 deve começar agora
 
por Dora Ramos*

18/11/2008

Caso empresa não conte com assessoria financeira externa, contador é quem terá que agir como consultor financeiro


Com a proximidade do final do ano muitas pessoas já começaram a pensar em como será 2009 e nesse momento ressurge o conhecido jargão de que o “ano que vem só vai realmente começar depois do carnaval”. Quando se fala em assuntos relacionados à Contabilidade, seja das pessoas físicas,pequenas empresas ou das grandes multinacionais, esse período final de 2008 deve ser encarado como o momento ideal para uma avaliação daquilo que foi conquistado, bem como o estabelecimento de metas e estratégias para o próximo ano fiscal.

Veja também: Com SPED, Fisco vai questionar mais as empresas; assista

Algumas práticas já conhecidas, mesmo que ainda superficialmente pelos empreendedores brasileiros, devem ser realizadas agora, como o Balanço e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Enquanto o primeiro está relacionado ao diagnóstico geral da empresa durante o ano, envolvendo desde as operações financeiras até o levantamento dos recursos físicos do estoque, o DRE é um instrumento que demonstra de forma resumida as operações realizadas por uma empresa, sendo avaliados, entre outros pontos, a receita bruta das vendas e serviços, os abatimentos, os impostos pagos, despesas e custos ocorridos e o tão esperado resultado do período, em que todos gostariam de ver ótimos lucros.

Caso a sua empresa não conte com uma assessoria financeira externa, seu contador é quem terá condições de apurar este resultado, atuando como um consultor financeiro. Durante todo o ano você deve ter enviado todos os documentos que o ajudarão nesta empreitada e agora é o momento de rever se não acabou esquecendo-se de enviar alguma informação, como por exemplo, um empréstimo feito por você em sua conta corrente da pessoa física para ajudar as finanças da empresa. Comprovantes de pagamento, os carnês dos impostos e qualquer outro tipo de informação ligada às finanças da sua organização devem ser entregues com antecedência para a sua assessoria, pois só assim será possível a realização de um bom trabalho. Lembre-se também que já está se aproximando o próximo período de declaração do imposto de renda, sendo assim, quanto melhor for o seu levantamento de dados agora, mais fácil será completar os formulários do ano que vem.

O planejamento estratégico para 2009 terá como base todo o conjunto de informações apuradas e trabalhadas nessa reta final. Por isso, é essencial que você dê todo o suporte e atenção aos profissionais responsáveis pela contabilidade da sua empresa. Não será possível estabelecer novas metas para o seu departamento de vendas ou saber se deverá investir em maquinário para o setor produtivo se não for elaborado um bom panorama da atualidade. Entre as etapas de um bom plano de ação, a avaliação da situação presente é um dos itens mais importantes e, no caso de uma empresa, seu departamento financeiro é um dos pontos-chave para um bom resultado do exercício da visão futura.

Vale lembrar que é hora também de uma avaliação sobre o seu prestador de serviços contábeis e, em caso de um prognóstico ruim, essa é a hora de ir ao mercado em busca de novos parceiros. Ao contrário do que muitos pensam, costumo dizer que os primeiros passos do ano seguinte devem ser dados antes mesmo que ele chegue. Faça uma boa análise de como andam as finanças da sua empresa, com um Balanço bem executado e um DRE claro e objetivo. Assim será possível direcionar sua empresa para o sucesso com mais chances de acerto.

*Dora Ramos é fundadora e contadora da Fharos Assessoria Empresarial

“As opiniões de colunas e artigos aqui publicados refletem, unicamente, a posição dos autores, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.”